quinta-feira, 26 de maio de 2011

Charge e crônica sobre a globalização


Essa tal de globalização

Estava em um posto de gasolina, reabastecendo o meu carro. Estava distraída, com os vidros abertos, quando vejo pelo retrovisor dois homens andando e conversando.
Um deles fala:
- Meu amigo, tu já ouviu falar de uma tal de globalização? Dizem que com ela a nossa vida vai melhorar e que as diferenças sociais vão deixar de existir. Deus queira que seja verdade, pois já não agüento mais essa minha vida de pobre.
- Sempre sonhei com o dia em que deixaria de ser pobre! Imagine agente entrando naquelas lojas de ricos... comprando umas caixinhas, m... mp..mp...MP3, aquelas que tocam música sabe? Pense aí rapaz, eu poder colocar as músicas do Black Style pra eu ficar ouvindo quando eu quiser! Me arrepio só de pensar.
Eu olhava incrédula para aquela cena, tudo bem que eles eram de classe baixa e lhes faltava instruções, mas como é que podem chegar ao ponto de pensar que a globalização vai melhorar a vida deles e que as diferenças sociais deixariam de existir? Essa é apenas mais uma prova de que o governo precisa investir mais para quem mais precisa.
Estava tão entretida nos meus pensamentos que nem ouvi quando o rapaz me chamou.
- Senhora! Senhora! O cartão por favor!
-Ah claro, me desculpe.
Fui embora para o trabalho ainda pensando naqueles dois... naquela conversa.


2 comentários:

  1. A globalização é um assunto muito sério, mas vocês surpreenderam retratando-a de maneira lúdica e profissional! Parabéns.
    -Lissandra e Victoria B.

    ResponderExcluir
  2. A globalização trouxe muitos benefícios para o mundo, mas também trouxe malefícios como a violência. Ana Victória Couto, Juliana Lins, Manuela Passos e Nicolau Eloy

    ResponderExcluir