quinta-feira, 2 de junho de 2011

Consumo exagerado




Nos dias de hoje estamos tão preocupados com nossos "pequenos problemas" que não reparamos que tem muita coisa horrível acontecendo mesmo porque não queremos mais aflição em nossa vida. Porém muitas pessoas ao redor do mundo sofre, e cabe aquele que tem algum poder para mudar, ou ao menos tentar alterar esse "circulo vicioso" de indiferença em que vivemos, tome as providências que sejam necessárias para resolver essa situação.
A população vem a cada dia crescendo sem estudo, sem família, sem infância, esses são os que precisam de ajuda, mas e a outra parte da população? A parte que teve a possibilidade de estudar, que sempre teve apoio e que nunca faltou nada na vida? Onde será que se encaixa nesse grupo? Bom, esses deveriam ser as pessoas que ajudariam os menos prestigiados, esses deveriam ser as pessoas conscientes do que é viver, mas não, esses os verdadeiros “filhos de Deus” são aqueles que gastam o estudo que teve, jogam  seu  tempo fora em coisas fúteis , gastam com drogas, com vícios e um desses vícios é o consumo!
As vezes as pessoas se drogam, e para conseguir parar compram, se “entopem” de sacolas de compras, para sentirem-se felizes ,precisam comprar, só que não estão conscientes do que fazem, compram só por prazer, só por felicidade, só que poderiam estes consumidores, possuídos pela “magia” das compras, estar ajudando aqueles menos prestigiados, que estão sem roupa, sem comida, sem família, sem estudo, essa é a nossa sociedade, essa é a realidade que muitos não querem aceitar!
Alguns se perguntam “O que é consumismo?”
Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. As propagandas de televisão querem levar as pessoas às lojas para gastar o dinheiro nesses produtos anunciados nas propagandas, agora os anunciantes estão querendo atingir ao publico infantil, com propagandas de brinquedos, mostrando crianças pequenas brincando. Os adultos que fazem esses anúncios tem como o propósito chamar a atenção das crianças, dos adolescentes mostrando que se eles não comprarem não serão iguais aquelas crianças que têm tudo. E chamam a atenção das mulheres também com anúncios que mulheres jovens, bonitas usam ou têm esse produto divulgado e se as mulheres de hoje não comprarem não serão iguais aquelas que compraram aquele produto, ou seja, não serão bonitas, não terão a aparência de jovens, denegrindo a imagem feminina, levando a pessoa a ter a obrigação de “comprar”.



Milla Simões e Rebecca Prates

3 comentários:

  1. Texto muito bom ! mostrou as grandes desvantagens do consumo exagerado

    Pedro Miguel 7h

    ResponderExcluir
  2. O consumo exagerado está transformando nossa sociedade em uma sociedade muito ligada aos bens materiais, assim devemos tomar mais cuidado com o apego ao vício de gastar sem necessidade. Ana Victória Couto, Juliana Lins, Manuela Passos e Nicolau Eloy

    ResponderExcluir
  3. o consumo exagerado na sociedade é inteiramente errado , pelo fato desse consumo interferir em toda sociedade socialmente e economicamente.
    então é muito importante diferir o consumo do consumismo.
    Webster Santana e Marcus Paulo

    ResponderExcluir