quinta-feira, 16 de junho de 2011

Irmã Dulce

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes mas conhecida como Irmã Dulce, nasceu no dia 26 de maio de 1914 foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados.
Quando criança Irmã Dulce costumava rezar muito e pedia sinais para Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde pequena ela começou a ajudar mendigos e necessitados.
Em 1932, depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, localizada em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, ela fez sua profissão de fé e voltou a Bahia.
Desde então, ela dedicou toda sua vida a caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Entre os diversos estabelecimentos que ela fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender 700 pacientes e 200 casos ambulatoriais.
Em 11 de novembro de 1990, Irmã Dulce começou a apresentar problemas respiratórios, sendo internada no Hospital Português e depois transferida à UTI do Hospital Aliança e finalmente ao Hospital Santo Antônio.
O Anjo da Bahia morreu em seu quarto, aos setenta e sete anos, no dia 13 de março em 1992. Seu corpo foi sepultado no alto do santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a capela do Hospital Santo Antônio, centro das Obras Assistenciais Irmã Dulce.
Manuela Maynart Passos, 7ª H

Um comentário:

  1. é muito importante aprender sobre uma pessoa que fez tanta diferença para muitos baianos que viviam nas ruas ou não tinham condições. essas pessoas que servem de inspiração para a vida de muitos. significa muito ter uma imagem como essa para representar o nosso estado. alguém que sempre estará em nossos cor~ções e será lembrada como uma das mais imporatantes santas.

    Luiza Penido e Jade Sande

    ResponderExcluir