terça-feira, 12 de julho de 2011

Construção da Hidrelétrica de Belo Monte

Texto opinativo:

A construção da usina tem opiniões conflitantes. Os que não apoiam a obra defendem que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos; a obra irá inundar permanentemente os igarapés Altamira e Ambé; haverá a perda de vegetação; aumento do barulho e da poeira; mudanças na paisagem; danos ao patrimônio arqueológico; prejuízos para a pesca, entre outros. Já os que apoiam a obra, defendem que haverá o aumento da população indígena; melhorias dos acessos; além de que seria mais uma fonte de energia.
Nesse momento os órgãos responsáveis pela aprovação ou não do projeto, deveriam ser conscientes e pensarem também nas populações indígenas que moram lá. Com a construção da usina eles vão perder as suas casas, as suas fontes de renda(pesca), isso vai desestruturar a vida deles
Acho que o governo deveria repensar sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte, a sua construção irá trazer benefícios sim, mas existem também os malefícios. Não podemos pensar apenas no hoje, temos que pensar também no amanhã. Será que isso será realmente melhor para todos? Creio que não!

Juliana Duarte e Luiz Vitor

Um comentário:

  1. A hidrelétrica provoca realmente diversos impactos econômicos, porém ela também gera energia e empregos para a sociedade, como também colabora para o desempenho do Brasil.
    Milla Simões e Rebecca Prates.

    ResponderExcluir