Hidrelétrica de Belo Monte: Problemas Socioambientais
A região pleitada pela obra apresenta incrível biodiversidade de fauna e flora. No caso dos animais, o EIA aponta para 174 espécies de peixes, 387 espécies de répteis, 440 espécies de aves e 259 espécies de mamíferos, algumas espécies endêmicas (aquelas que só ocorrem na região), e outras ameaçadas de extinção. Tem alertado para o caráter irreversível dos impactos sobre a fauna aquática (peixes e quelônios) no trecho de vazão reduzida (TVR) do rio Xingu, que afeta mais de 100 km de rio, demonstrando a inviabilidade do empreendimento do ponto de vista ambiental. Segundo os pesquisadores, a bacia do Xingu apresenta significante riqueza de biodiversidade de peixes, com cerca de quatro vezes o total de espécies encontradas em toda a Europa. Essa biodiversidade é devida inclusive ás barreiras geográficas das corredeiras e pedrais da Volta Grande do Xingu.
Hidrelétrica de Belo Monte: Nos favorece ou desfavorece
A Hidrelétrica de Belo Monte é uma solução não totalmente favorável ao Brasil, pelo fato de estar devastando milhares de árvores e florestas, retirando índios de suas “casas”, já que sempre moraram nessa região, e o pior é que a destruição da biodiversidade que o Brasil possui, e que tanto não ligamos e não fazemos nada a respeito quando essas espécies e habitats estão em perigo.
Os pontos positivos, que em minha opinião são que defensores da obra estimam que cerca de R$500 milhões sustentam o plano de desenvolvimento regional que estaria garantido com a usina e que essa injeção de recursos seria aplicada em geração de empregos, educação, desenvolvimento da agricultura e atração de indústrias. Acredita-se também que o empreendimento atrairá novos investidores para a região, porém em nossa opinião não vale as perdas que estamos tendo em relação a nossa biodiversidade, e outra coisa, das ações do governo em relação a obra, e falam que vai gerar empregos, educação, desenvolvimento, “que o nosso Brasil vai crescer”, 90% das vezes é frase feita de político só para dizer que está tudo sobre controle e é o melhor para o nosso país, quando nem sempre é.
Luiza Penido e Jade Sande
Nenhum comentário:
Postar um comentário